Capa artigo Sabrina Carpenter branding

O Branding curto e doce de Sabrina Carpenter

No início de julho, Sabrina Carpenter anunciou um novo álbum intitulado Man’s Best Friend, junto com o single Manchild, que, só pela capa, já causou controvérsia na internet. Mas controvérsias não são novidade para a artista, na verdade, essa é uma das características mais marcantes do branding da cantora. Sempre dando o que falar com suas letras honestas, divertidas e picantes, ela parece ter deixado todos os seus pensamentos intrusivos saírem em forma de música, e deu super certo! Afinal, já é de conhecimento universal que a Geração Z se conecta com artistas e marcas autênticas.

Se você quer construir uma marca forte, não precisa se forçar a ser polêmico, mas ser fiel ao seu ponto de vista já é um diferencial enorme. As pessoas se conectam com quem se posiciona, mesmo que seja só sobre café gelado ou look de escritório.

Sabrina construiu uma marca consistente nos últimos anos. Suas músicas, estética retrô, humor seco, comunicação… Tudo sempre se conecta. Até mesmo as marcas que fazem parcerias com ela utilizam esses elementos, porque é a melhor forma de garantir o engajamento dos fãs.

E aqui tem uma dica valiosa pra quem tem uma marca pessoal ou pequena empresa: quando tudo na sua comunicação conversa entre si, você não precisa se explicar o tempo todo. As pessoas simplesmente entendem quem você é, e isso cria identificação instantânea.

Foto: Rolling Stones / Sabrina Carpenter abrindo a Short n’ Sweet Tour no Madison Square Garden

Durante os shows da Short n’ Sweet Tour, é onde o branding é intensificado. Combinando com a sonoridade e estética do álbum, que tem forte influência dos anos 70, a intro em cartoon e o cenário remetem a sitcoms antigas como The Nanny e A Feiticeira. Os figurinos retrô mudam de cor a cada show (o que inspirou os fãs a criarem um app para adivinhar qual roupa ela vai usar). A música surpresa é escolhida em um jogo de “gire a garrafa”, e um convidado famoso ou fã sortudo é escolhido para receber as “algemas rosas” antes da música Juno. Nessa mesma música, ela faz uma posição sexual diferente antes do segundo refrão. Os fãs que vão aos shows criam altas expectativas sobre o que vão ver ao vivo; os que não vão, ficam com a expectativa do que vão perder. O resultado são diversas lives espalhadas pelas redes sociais, com alto número de visualizações.

Se você faz eventos, produz conteúdo ou oferece serviços, vale pensar: qual é o seu “momento Juno”? Ou seja, aquele detalhe ou momento que todo mundo fica esperando para saber o que você vai fazer de diferente. Pode ser uma piada interna, uma estética recorrente, um bordão… O importante é ter algo que torne sua entrega memorável e compartilhável.

Desde julho, Sabrina tem se apresentado em uma série de festivais de verão no hemisfério norte. Tanto no show do Primavera Sound, em Barcelona, quanto no BST Hyde Park, em Londres, já é possível ver uma experiência mais adaptada a esse formato de evento. As mudanças também estão alinhadas ao novo álbum. Uma nova intro foi criada, com Sabrina como âncora do telejornal fictício SC News; os figurinos têm uma estética diferente, a paleta de cores foi alterada, o cabelo é usado de forma diferente, a setlist foi atualizada, e os saltos agora são mais baixos, diferente das plataformas enormes que haviam se tornado sua marca registrada. Além disso, em vez da posição sexual durante Juno, agora ela dispara duas bazucas de confetes vermelhos.

Foto: Teen Vogue / Sabrina Carpenter se apresentando no Primavera Sound Barcelona 2025

Tudo isso mostra como o branding não é algo fixo, ele precisa se adaptar ao contexto sem perder sua essência. Se você trabalha com marca pessoal, pense em como pode ajustar a forma sem mudar o conteúdo. Às vezes, trocar a linguagem ou mudar o canal já é suficiente pra se adaptar a uma nova fase, sem começar tudo do zero.

Em outubro, Sabrina retoma a turnê em arenas, com o novo álbum oficialmente lançado. Podemos esperar uma nova onda de atualizações no show, imergindo o público na nova era.

💌 Quer ver como outros artistas aplicam essa lógica na prática?
Confira as outras edições do Briefing Pop e descubra novas análises sobre cultura pop, branding e criatividade.

💼 É creator e quer construir uma marca tão coesa quanto a de Sabrina?
Saiba mais sobre a consultoria de posicionamento e comunicação para creators e transforme seu conteúdo em estratégia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *